domingo, janeiro 26, 2014

Flores de Jardim - pagina 3

 Orquídeas



Cattleya labiataPlanta nativa do Brasil, que causou sensação ao ser introduzida na Inglaterra.
Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamenteepífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão dassementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.


 Texto do Wikipédia



Margarida

Imagem retirada da Net
Nome Comum: Margaridas
Nomes Populares: Margaridas, Crisântemos, Malmequeres, Bem-me-Quer, Bonina, Margarida, Margarita, Margarita-Maior, Malmequer-Maior, Malmequer-Bravo ou Olho-de Boi

Família: Asteraceae

Origem: Ásia, Europa



Habitat: Campos, pastos, beiras de estradas e caminhos, terrenos baldios, jardins.

História: Planta cultivada na China á mais de 2000 anos, o Crisântemo foi introduzido na Europa no séc, XVIII, tendo sofrido um grande desenvovimento de cultivares.

Descrição: Planta herbácea, perene, vivaz, com caules ramificados, longos, de cor verde médio a glabro. A planta de Crisântemo pode atingir alturas de 1 m. Formam plantas arbustivas com folhagem de cor verde médio a acinzentado ou ligeiramente prataeado. As suas folhas são dentadas, alternadas, sésseis, semi-caducas. As inflorescências são capítulos com flores liguladas e tubulosas, bissexuais, o receptáculo é plano ou convexo com brácteas brancas, sendo o centro amarelo. O fruto é um aquénio.
Sementeira: No local definitivo entre Abril-Junho ou em estufa ou estufim entre Março-Maio.

Transplantação: Maio-Junho

Crescimento: Rápido

Floração: Junho a Setembro

Luz: Pleno sol.

Solos: Férteis, com muito boa drenagem, húmidos, frescos, alcalinos a um pouco calcários.

Temperatura: Zonas temperadas. Resistente ao frio

Rega: Regular. Regar abundantemente em tempo seco e quente.

Adubação: Adubar um pouco com fertilizante equilibrado a cada 2 semanas.

Poda: Podar as extremidades dos caules para melhorar a forma e promover a rebentação lateral e assim melhorara e aumentar a floração.

Pragas e doenças: Nemátodos, tripes, afídeos, mosca branca, aranhiços, Ferrugem, Phytium, Septoria chrysanthemella, Botrytis cinerea.

Multiplicação: Semente na primavera, divisão de touças na primavera ou no Outono

 Aplicações medicinais

Esta planta tem características comuns com a camomila, podendo ser utilizada para algumas aplicações medicinais. Podem ser usadas as suas folhas e flores em infusão, sendo o seu chá indicado para os brônquios quando atacados. É diurético, adstringente, indicada para úlceras do estômago e problemas de bexiga, antipasmódico, para cólicas e problemas digestivos.Utilização: Canteiros, bordaduras, vasos, flor de corte.

Nenhum comentário: