domingo, janeiro 26, 2014

Flores de Jardim - pagina 1

Rosas

imagem retirada da Net
A rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gêneroRosa , com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos ecultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhassão simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.

As rosas e o seu simbolismo

Rosas: o secretismo (sub rosa), e, de certa forma, um símbolo pagão, ligado muitas vezes a segredos escondidos da igreja durante a Idade Média. A cada cor está associado um significado diferente, alguns desses significados estão listados em baixo:

Rosas Amarelas: amor por alguém que está a morrer ou um amor platónico... ou... amizade
Rosas Azuis: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore, em algumas culturas ela tradicionalmente significa mistério ou a busca _ ou o alcance do impossível
 Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
Rosas Champanhe: admiração, simpatia
Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental - ver cor-de-rosa)
Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade
Rosas Laranjas: entusiasmo e desejo
Rosas Vermelhas bordeaux: beleza inconsciente
Rosas Azuis: confiança, reserva, harmonia e afeto
Rosas Violetas: calma, auto-controle, dignidade e aristocracia
Rosas Pretas: separação, tristeza e morte
Rosas Cinzentas: desconsolo, aborrecimento e velhice
Fonte: Wikipédia



Hortênsia
Ficheiro:Hydrangea macrophylla - Hortensia hydrangea.jpg
Hydrangea macrophylla Azul, em solo ácido.
As hortênsias em solos ácidos produzem flores mais azuis e em solos alcalinos resultam em flores róseas.Devem ser cultivadas a pleno sol em solos bem adubados e ricos em matéria orgânica regados periodicamente.Requerem poda anual,no final do inverno para um intenso florescimento na primavera e verão.Apreciam o frio,sendo indicada para regiões de clima mais ameno.Multiplicam-se por estacas.
Adora bastante claridade, porém, não deve deixar o vaso com sol direto, em média molha o vaso 2 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, nunca deixa água no prato, deixa a terra ligeiramente úmida, após a floração, deve deixar em ambiente interna com claridade ou externo




Magnólia


Magnólia é uma flor proveniente de plantas do gênero Magnolia L., família Magnoliaceae. Também é o nome popular das plantas deste gênero, nativas das zonas temperadas do hemisfério norte. As magnólias são árvores, arbustos ou arvoretas semidecíduas ou decíduas, apreciados como ornamentais em jardins, principalmente em locais de clima temperado ou subtropical. Produzem abundantes flores brancas ou rosadas, grandes e perfumadas. A ciência botânica tem um interesse especial pelas magnólias, por apresentarem estruturas reprodutivas e anatômicas que se acredita serem extremamente primitivas em relação a todas as outras flores, apresentando semelhanças com Gimnospermas primitivas. Alguns dos fósseis mais antigos de Angiospermas conhecidos apresentam flores semelhantes às magnólias. Alguns estudos sugerem que as magnólias podem ser as primeiras flores que surgiram no nosso planeta, mas isso não é comprovado.
A Magnolia é recomendada para regiões de temperatura amena e é muito utilizada no paisagismo em geral, possuindo notáveis atributos ornamentais. É adequada para parques e grandes jardins, na arborização urbana em geral. Atrai muitos pássaros, que procuram alimento nas suas sementes. No Brasil se adapta muito bem nas regiões mais altas do Sul e Sudeste.


Cultivo


Para o cultivo dessa planta, faz-se necessário um solo rico e fresco. O plantio deve ser feito em local de sol ou sombra parcial, em espaço amplo para o bom desenvolvimento de suas raízes e copa, ficando, a planta, protegida de ventos fortes.A reprodução é feita por sementeira, de preferência no outono, e mergulhia (quando a planta é mergulhada para ganhar raízes), na primavera. A poda é aconselhável no final do inverno e início da primavera.
Texto retirado do   Wikipédia 


Nenhum comentário: